21 de set. de 2011

Um, dois, três, TCHIBUM!

Olá!!

O post de hoje, fala sobre os benefícios da atividade física no bebê e em especial, sobre a natação.

Aproveitem a leitura!


Conforme já mencionado no post anterior, a atividade física no bebê, pode ser iniciada desde o 1º mês, pois nessa fase os bebês estão aptos a receber alguns estímulos, como os da massagem, prática que, entre outros benefícios, aumenta o vínculo entre mãe e filho. O resultado de todo esse estímulo, é visto a olho nú: os bebês possuem um desenvolvimento muito melhor nos campos emocional, mental e motor.

É claro que, nós pais, temos que respeitar as fases de desenvolvimento dos pequenos. Os estímulos devem andar junto com cada fase. Uma criança com boa saúde física e psico-afetiva brinca espontaneamente, como forma de explorar o meio, crescer e se desenvolver.

Os estímulos naturais, já são por si só, grandes aliados ao desenvolvimento do bebê, desde a procura do bebê pelo rosto da mãe, controle do troco, sentar, engatinhar, ficar em pé sem apoio e finalmente andar. Todos esses acontecimentos são estimulados pelo brincar, que nada mais é do que a exploração por meio dos sentidos e do movimento.

Voltando as origens


Acostumados ao meio líquido desde a fase uterina, os bebês exibem uma performance que encanta e até surpreende quem assiste a uma aula de natação para crianças. O contato com a água ainda nos primeiros meses de vida favorece a saúde e proporciona um momento de prazer e descobertas para os bebês. Sob os cuidados de profissionais capacitados, eles são capazes de executar movimentos que demonstram uma série de reflexos provocados pelo ambiente aquático.

A natação na primeira infância é aplicada para desenvolver a capacidade respiratória  e psicomotora e não para fazer a criança a nadar como um peixinho.


Com que idade o bebê estará apto para a natação?

O momento ideal para início da prática da natação, deverá ser avaliado junto com o pediatra, o qual avaliará as condições de saúde do bebê e orientar as precauções necessárias. Em geral, a partir do 6° mes, o bebê está apto a iniciar as aulas de natação.

A natação estimula todas as partes do corpo, pois a água proporciona movimentos tridimensionais. O bebê não sente o peso da gravidade sobre o corpo e sente-se livre para fazer vários movimentos. Nessa faixa etária, nadar para o bebê, significa apenas mexer braços e pernas na água.


Quais são os benefícios da prática da natação?

Os benefícios da natação, podem ser observados em vários aspectos:

- Melhora a coordenação motora;

- Aumenta a resistência cárdio respiratória;

- Desenvolve noções de espaço e tempo;
- Estimula o apetite;

- Torna o bebê física e psicologicamente mais apto para o auto-salvamento;

- Deixa o bebê mais ágil para engatinhar, sentar, andar ou correr;

- Faz o coração do bebê bater rápido e a sua respiração aumentar, fortalecendo-o;

- Além de ser muito divertida, proporciona momentos de intensa felicidade dentro da água.
Fora todos os benefícios listados acima, a natação é benéfica para bebês com diagnóstico de alergia, com tendência a bronquite ou a rinite alérgica. É claro, sempre após a aprovação do pediatra do bebê.

 

Quais são os cuidados que temos que ter antes de matricular nossos bebês?


É importante conferir as condições de higiene e tratamento das piscinas, o que pode ser verificado através de exames bacteriológicos da água, a adequação do espaço físico nas escolas voltadas para o público infantil, seja na oferta de piscinas com tamanho e profundidade diferenciados e em adaptações como degraus e barras de apoio nas laterais.

Será necessária realização de uma avaliação médica antes do início da prática, especialmente voltada para a investigação de eventuais problemas cardíacos.

A orientação por profissionais formados em educação física e com qualificação específica para a natação é outro aspecto a ser observado. Em nenhum momento, a atividade deve ser imposta às crianças.

E a frequencia das aulas?

Quanto à frequência aconselhável para a prática regular do esporte, duas aulas semanais são o suficiente para garantir desenvolvimento e saúde aos pequenos. Uma vez por semana, ou 52 vezes por ano, já é um número interessante.  


E quanto custa?

O custo de duas aulas semanais nas escolas de São Paulo varia entre R$ 120 e R$ 200 mensais.

 
O mais gostoso e gratificante nisso tudo, é que as aulas são ministradas junto com a mamãe ou o papai, o que favorece ainda mais o vínculo e transmite confiança ao bebê.


Onde encontrar??


A Água Doce Natação tem por preocupação não só o ensino da natação, mas também o significado e o valor de cada criança dentro de sua individualidade, respeitando sempre suas características, capacidades e possibilidades.Ambiente feliz e descontraído, sem cobranças, linguagem simples e divertida, abordagem lúdica e uso da fantasia são fundamentais para nosso ensino. O que não significa excesso de liberdade, pois limites e disciplina inspiram segurança e confiança aos pequeninos.A natação é vista por nossa escola como ferramenta para atingir essas metas, assim como o desenvolvimento físico, emocional, psíquico e harmônico de nossos alunos. Desse modo, basta cionar água para transformá-los em verdadeiros peixinhos.

Local: Vila Mariana, SP

Site: www.aguadocenatacao.com                


Com uma equipe de professores especializados e número reduzido de alunos nas turmas, atendemos a necessidade de cada um, contribuindo para que todos se sintam bem na água e tenham domínio da técnica apurada.

 Local: Granja Viana, SP
Site: www.raquelnatacao.com.br



  • Programa completo que inclui atividades aquáticas e terrestres;
  • Metodologia Gustavo Borges para ensino da natação;
  • Vestiário infantil preparado com trocadores para maior conforto


  • Locais: São Paulo, Belém, Belo Horizonte e mais 11 cidades e bairros de São Paulo
    Site: http://www.companhiaathletica.com.br


    Opções não faltam de academias, com programas especializados para atender os nossos bebês. Depois de avaliarmos tudo, é só pegar nossos bebezinhos e........

    TCHIBUM!!!!

    Até a próxima!


    Fontes: Cia. Atletica, Raquel Natação, Água Doce Natação

    Nenhum comentário: