23 de set. de 2011

Mamãe em forma? Só se for agora!

Olá! Bom dia!!!

Hoje termino a semana esportiva de bebês e mamães, falando de nós, mamães. Como podemos conciliar os exercícios físicos e o bebê. Dá pra fazer exercícios juntos, sabia?

Aproveitem a leitura!

Só quem é mãe entende como é difícil pensar em si mesma depois do nascimento do bebê. Apesar de serem as coisinhas mais fofas desse mundo, eles exigem todo o nosso tempo e atenção e, mesmo quando não dão trabalho nenhum, você quer ficar por perto curujando. O problema é que, se não nos cuidarmos também, nossa auto-estima vai embora em segundos - e com ela o casamento, o trabalho...O jeito é se exercitar sem desgrudar do seu filhote. E dá?? Dá sim!!

Como o recém-nascido exige atenção 24 horas por dia, não dá pra fugir para a academia ou para o parque sozinha. Depois de estar devidamente liberada pelo médico para praticar exercícios físicos, você pode montar sua rotina de exercícios com o bebê. O período ideal para a prática de exercícios pós parto é de 60 dias, no caso de um parto normal, e de 90 dias, se foi cesárea.


Em nenhum outro momento da vida o corpo sofre transformações tão rápidas quanto no período chamado puerpério, ou pós parto. Há alteração do centro de gravidade e, consequentemente, da postura e do centro de equilíbrio do corpo. Por isso, praticar exercícios para esse momento tão delicado é essencial para reequilibrar o corpo e a mente.

O que posso fazer para unir o útil e necessário ao agradável?

Exercícios localizados

A aula é feita pela mamãe com o bebê, ao som de músicas infantis. Exercícios de agachamento, flexões e abdominais são feitos usando o bebê como sobrecarga. Além do benefício para nós mamães, o bebê também acaba se beneficiando, pois os movimentos como giro e balanço, estimulam a lateralidade e o desenvolvimento do ouvido interno, além do fortalecimento da musculatura da região dorsal e do pescoço.


 Caminhada

Você pode fazer a caminhada com o carrinho do bebê, fora do horário de sol (antes das 10h e depois das 17h) e em ritmo constante, parando sempre que precisar atender ao pequeno. Não se preocupe: esses intervalos não vão prejudicar o resultado, contanto que o tempo total de caminhada seja o planejado (45 min é um bom tempo). (Eu tô querendo fazer caminhada a noite com a Clarinha. O tempo só precisa ficar mais quentinho, pra caminhada ser mais agradável).

Pilates Pós Parto

Os exercícios são direcionados para o pós parto e são realizados de forma lenta e gradual.  A prática  de exercitar-se é também uma forma natural de melhorar o humor, ajudando a melhorar o bem-estar físico e psicológico. As aulas possuem duração de 1 hora e são realizadas com uso de bola e Sling para sustentação do bebês. É recomendável que a criança esteja forte o suficiente para sustentar a própria cabeça. As aulas podem ser individuais, em duplas ou em grupo (máximo 4 alunas). Aulas mães e bebês, crianças até 12 meses. Após esse período aulas apenas para mães.

Os benefícios são:

- Melhora da Postura;
- Recuperação dos músculos do assoalho pélvico e abdominais;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Retorno mais rápido a forma física;
- Interação com o bebê;
- Bem-estar e relaxamento.

Baby Yoga

 
É a yoga para a mãe e para o bebê. Para a mãe dá flexibilidade, força e resistência, além de previnir a depressão pós-parto e aumentar o vínculo com o bebê. Para o bebê, estimula a flexibilidade natural, acalma, proporciona um sono mais fácil e profundo e previne cólicas.

Quando fazer: Começa a partir de 1 mês de vida do bebê, e conforme seu crescimento, ele vai participando mais.

Fontes: Espaço Materna, Gazeta do Povo, Cristiana Arcangeli, Crescer, Maternidade Ativa


 Agora é só avaliar a melhor atividade física que tem tudo a ver com você e seu bebê e botar em prática!

 Termino o post com a Clarinha "fazendo alongamento"! Ela já tá no clima!!!




 Até a próxima!!


Nenhum comentário: