6 de nov de 2011

Come, come, come pra mamãe ficar feliz!!!



Imagem da Internet


Eu adoro criança que come de tudo. Tive muita sorte com meus filhos, quer dizer, com o mais velho, pelo menos até o ano retrasado, porque agora é um tal de não gosto, não quero, não como, que faça-me um favor... :(

Com a Clara sempre tive essa preocupação, pois sempre quis que ela tivesse uma boa alimentação, para servir de apoio, quando por ventura, ela tivesse um resfriado, por exemplo, pra ela não "baquear" tanto. Ela, desde o 4° mês, sempre ficou de olho no que estavámos comendo, com cara de "pidona" mesmo. O pediatra dela, liberou aos 3 meses, o suco de laranja lima e no 4° mês as papinhas de frutas (maçã, pera, mamão). Na primeira fruta, ela simplesmente delirou e comeu tudinho. Depois foi a vez da papinha salgada e a reação foi a mesma. A única recomendação do pediatra era que eu deveria fazer o SOPÃO mesmo, com todos os legumes, verduras e carnes.

Tendo misturar tudo e ela come sem reclamar. E me sinto culpada sim, se as vezes, por não ter tido tempo de fazer a sopinha natural em casa, tenho que me render a sopinha pronta da Nestlé. Ela come tudo também, mas eu fico mal.

Sempre tento pesquisar na Internet, receita de papinhas diferenciadas, para incrementar o paladar da Clarinha, pois muitas vezes, me vejo na mesmisse: batata, cenoura, mandioquinha, abóbora, chuchu, nhame, couve, carne ou frango.

Numa banca de jornal, encontrei uma revistinha com receitinhas de papinhas doces e salgadas e resolvi comprar. Confesso que ainda não fiz nenhuma das receitas na íntegra, mas quero dividir com vocês algumas, pois sempre tem um bebê que é mais exigente e dá mais trabalho para comer a sopinha e novas idéias são sempre bem vindas, não é mesmo?

Salgadas

PAPINHA SIMPLES

Ingredientes

1/2 cenoura média
2 folhas de alface
1/2 cebola
Salsa bem picada a gosto
1 colher de café de sal
1 colher de café de óleo de milho ou de girassol
Água,  o quanto baste

MODO DE PREPARO

Lave bem a cenoura e as folhas de alface. Coloque um pouco de água filtrada para ferver, o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque a cenoura com casca, a alface, a cebola, o sal e o óleo. Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa. Deixe cozinhar até que a cenoura fique macia. Tire a casca da cenoura e amasse com um garfo, juntamente com a cebola e as folhas de alface. Acrescente a salsa.

PAPINHA DE ALHO-PORÓ E FRANGO

Ingredientes

50g de alho-poró picado
280g de batata picada
120g de peito de frango, sem pele desossada em cubos
300ml de leite em pó preparado

MODO DE PREPARO

Coloque a batata, o alho e o frango em uma panela com leite e deixe cozinhar tampado por 20 minutos, até que a batata amoleça. Faça uma papinha bem macia, amassando a mistura com um garfo.


PAPINHA DE FÍGADO COM BATATA

Ingredientes

300g de fígado de boi
5 batatas médias
1 cenoura grande
1/2 pé de alface
1 1/2 colher de sopa de cebola ralada (eu não colocaria isso, substituiria por cebola in natura mesmo)
2 colheres de sopa de salsa picada
3/4 de xícara de chá de aveia em flocos
1 colher de sopa de margarina

MODO DE PREPARO

Lave a alface, folha por folha, passando os dedos por toda a sua superfície por 15 minutos, para eliminar as impurezas. Em seguida leve todos os ingredientes, exceto a margarina ao fogo em uma panela grande com 3 litros de água, acrescentando também a aveia em flocos. Deixe cozinhar em fogo brando, até que os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. Quando desligar a panela acrecente a margarina.

PAPINHA DA FAZENDA

Ingredientes

1/2 cebola
100g de carne moída bem magra
1 aipim
1 cenoura
1 abobrinha
300 ml de água
1 colher de café de sal
Óleo de soja para refogar

MODO DE PREPARO

Descasque a cenoura, o aipim e raspe a abobrinha até que fique bem limpa e lave tudo muito bem, em água corrente. Corte os legumes em pedaços pequenos. Pique a cebola e refogue com um pouco de óleo em uma penela. Acrecente a carne. Tempere com pouco sal e mexa bem. Cozinhe em fogo brando até a carne mudar de cor. Acrescente água e os legumes. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Passe a mistura pela peneira, liquidificador oui processador.

DOCES

PAPINHA DE MAMÃO, LARANJA E AVEIA

Ingredientes
1/2 mamão papaya
3 colheres de sopa de suco de laranja
2 colheres de sopa de aveia em flocos

MODO DE PREPARO
Depois de lavar muito bem as frutas, coloque a polpa do mamão em um prato, regue com o suco de laranja, junte a aveia, amasse com um garfo e sirva a seguir.

IOGURTE DE MANGA

Ingredientes
1 manga haden ou tommy descascada
1 copo de iogurte natural integral

MODO DE PREPARO
Se a manga estiver bem madura, corte em pedaços e passe na peneira até ficar uma polpa de manga grossa e sem fiapos. Caso queira, pode bater no liquidificador com pouquíssima água e peneirar. Misture a polpa de manga pura ao iogurte natural de forma que fique adocicado só pela polpa de manga. Se quiser mais azedinho, coloque menos polpa. Fica delicioso e muito saudável, pois contém leite e não açúcar.

Se quiserem saber um pouco mais sobre a alimentação do bebê, fiz um outro post no passado Aqui. Tem até uma tabela de horário e o que dar para o bebê que acho bem útil.

Espero ter contribuído para a alimentação dos nossos bebezinhos e caso tenham outras sugestões, serão bem vindas, pois adoro compartilhar!

Bom Apetite!






Nenhum comentário: