24 de nov. de 2011

Refrescantes e Nutritivos... Vai um suquinho aí?


Foto tirada da Internet

O calor está se aproximando e da mesma forma que acontece conosco, onde nosso apetite muda, com os bebês e crianças isso não é diferente.

O leite é um alimento essencial para os bebês, pois contém cálcio e outras vitaminas tão importantes para complementar a alimentação diária dos nossos pequenos. Mas o que fazer se o bebê não quiser tomar muito leite no calor? Que tal um suco? Mas eles podem ser tão nutritivos, quanto um copo de leite? Podem sim, é só usar os ingredientes certos!!!

Por ser a estação mais quente do ano, o verão exige cuidados em especial com os alimentos perecíveis. Quem tem bebês ou crianças pequenas precisa de atenção redobrada para evitar problemas como a intoxicação alimentar ou perda excessiva de líquidos. O verão também é o período no qual a transpiração aumenta e, portanto, o cuidado com a reposição de líquidos e sais minerais é maior, em especial com os pequenos, nos quais a desidratação pode ter conseqüências graves.

Como sabemos, os sucos fazem com que a criança se alimente de frutas e vegetais de um jeito mais agradável e são grandes auxiliares na reposição de líquidos. Essas bebidas ainda ajudam o organismo a se proteger. As bebidas feitas à base de laranjas, framboesas, acerolas e cerejas, além de serem deliciosas têm alto teor de vitamina C, betacaroteno e bioflavonoides. A combinação manga e cenoura também é rica em betacaroteno, já o abacaxi e o maracujá são ricos em ferro e potássio. Outra vantagem dos sucos é a facilidade no preparo, só é necessário ficar atento à lavagem dos alimentos que deve ser feita em água corrente. O segundo passo é descascá-los e picá-los em pequenos pedaços. As cascas, principalmente as das frutas cítricas e do melão, assim como as pontas das cenouras, as sementes e os caroços devem ser removidos antes de colocarmos as frutas no processador. As bananas e os abacates contêm pouco sumo, por isso, devem ser batidos no liquidificador e não no processador, dessa forma, o purê feito com essas frutas pode ser misturado a outros sucos.

Abaixo, seguem algumas dicas de receitas de sucos nutritivos para experimentar. Vamos lá?

Para crianças que não podem tomar leite, mas precisam de cálcio:


Ingredientes

2 ou 3 folhas de couve
1/2 maçã
3 ou 4 cenouras
1 xícara de chá de brócolis

Modo de Preparo
Lave bem os legumes/frutas. Remova as pontas das cenouras, corte em pedaços menores e coloque no liquidificador. Adicione o brócolis, a couve e a maçã e coloque para bater. Se preferir, adicione meia xícara de água. Coe e coloque para gelar.

Esse vai ser o 1º da minha lista, já que a Clara não pode tomar leite de vaca e sempre fico com o pé atrás com o leite de soja, pois sempre fico na cabeça se ele realmente tem todos os nutrientes necessários.

Para prevenir resfriados

Ingredientes

1 kiwi
1 manga
1/2 melão
1/2 xícara de morangos

Modo de Preparo:

Lave bem as frutas, descasque-as e pique em pedaços pequenos e coloque-as no liquidificador. Bata todos os ingredientes e sirva.

Para recuperar as reservas de potássio após diarréia:


Ingredientes

1 laranja
2 ou 3 cenouras
1/2 melão
1 banana

Modo de Preparo:

Lave bem as frutas/legumes, corte as pontas da cenoura, pique em pequenos pedaços. Adicione as frutas e bata tudo no liquidificador.


Bom pra fazer dormir

Ingredientes

1/2 pera pequena
1 xícara de chá de camomila frio
1 colher de açucar mascavo

Modo de Preparo:

Faça o chá e espere esfriar. Limpe a pera, corte, e coloque junto com o açúcar e a camomila no liquidificador.

Suco de Uva com Abacaxi


Ingredientes:

• 10 uvas sem caroço
• 1 rodela de abacaxi
• 20 ml de água ou suco de laranja

Modo de preparo:
Separa as uvas e bata no liquidificador com
o abacaxi e a água, ou o suco de laranja.


Suco de Morango com Melão


Ingredientes:

• 1 xícara (chá) de morango picado
• 1 xícara (chá) de melão
• quanto baste de açúcar

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva.

Esse final de semana, vou experimentar alguns e volto para falar como foi a aceitação da Clara!


Já tô com água na boca!!!

Alguém tem receitinhas especiais também de suquinhos? Vamos compartilhar!

Beijos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oba, adorei as dicas e já anotei tudinho por aqui!!!

Beijos!

Lívia.