15 de out. de 2011

Tá na hora de gerar.. PARTE I

Olá!

Tenho algumas amigas que estão querendo engravidar e tornar esse mundo mais colorido, mais fofucho, mais gostoso. Sendo assim, resolvi colocar algumas dicas e também um pouco da minha experiência durante o meu período de treinante.

Na verdade, não sei se existe um método, um truque, um segredo. Tem gente que gera uma criança e nem sabe que está grávida, outras que não importou com a posição na hora de namorar e também engravidou e outras ainda, que seguiram rituais e demoraram um tempo até conseguirem seu positivo.  O fato é que acredito que tudo tem o momento certo de acontecer, mas nada que não possamos dar um empurrãozinho no destino, não é mesmo?rsrs

Vamos lá?

1. O ciclo menstrual

 

É importante conhecer o seu ciclo menstrual, para a contagem dos dias para saber sobre a sua ovulação. Existem mulheres que possuem o ciclo de 28 dias e outras de 30, 31, 32 dias. Cada organismo reage de uma maneira, mas via de regra, os períodos mais comuns são 28 e 30 dias.

2. Como saber se você está no período fértil?

O período fértil acontece entre o 14° (ciclo de 28 dias) e 15° (ciclo de 30 dias), contado a partir do 1° dia de menstruação.

Como calcular o período fértil?

É possível saber quando é o período fértil apenas conhecendo os intervalos entre os ciclos menstruais. No caso de não serem regulares, uma forma de descobrir os seus dias mais férteis é subtraindo do ciclo mais curto 18 dias, e do ciclo mais longo 11 dias.

Por exemplo: se o seu ciclo mais curto for de 26 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, então, 26 – 18 = 8 e, 30 – 11 = 19, quer dizer que os seus dias mais férteis são entre o oitavo e o décimo nono dias do ciclo.

Os ciclos normalizados têm uma duração de cerca de 28 dias, atingindo-se o pico de ovulação no 14ºdia. Nesse caso, deverá ser considerado como período fértil, ou seja, período com risco de gravidez, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação.

3. Tabelinha para engravidar

Minha mãe engravidou do meu irmão com esse método!

O uso da tabelinha para engravidar é um método simples. A tabelinha ajuda a descobrir o período fértil e  aumenta as possibilidades de engravidar. Um estudo publicado recentemente mostra que a probabilidade de engravidar aumenta nos dias anteriores à ovulação, que via de regra, ocorre na metade do ciclo menstrual.

O mesmo estudo mostra que ter relações sexuais diárias ou a cada 2 dias que antecedem à ovulação é mais eficiente para engravidar do que se o casal optar por ter sexo somente nos dias da ovulação.
É importante anotar os dias em que vêm a menstruação pelo menos 3 meses antes de começar a tentar engravidar para descobrir qual é o seu dia mais fértil.

O melhor período para engravidar é entre 11 e 16 dias após o primeiro dia da menstruação, por isso o melhor momento para ter a relação sexual é entre as 24 e 48 horas antes da ovulação. Este período se chama Período fértil e é o momento em que o corpo da mulher está preparado para a concepção de um bebê.

O que faz com que este seja o melhor período para engravidar é a maturação do óvulo que dura apenas entre 12 a 24 horas, mas considerando a vida útil do espermatozoide que é entre 5 a 7 dias, o melhor período para engravidar envolve os 5 dias que antecedem até o dia seguinte da ovulação.



4. Método da Temperatura Basal

Esse método eu não conhecia até ler alguns blogs e fazer algumas pesquisas, na minha época de treinante.

A temperatura basal pode ser usada como um método para ajudar a engravidar. Temperatura Basal é aquela medida logo que a pessoa acorda de manhã. A temperatura basal da mulher eleva um pouco com a ovulação. Assim, registrar a temperatura basal diariamente por vários meses, pode ajudar a prever os dias férteis.

A temperatura basal difere um pouco de mulher para nulher. A média da temperatura oral é entre 35,3 e 36,5 graus, medida antes da ovulação. Depois da ovulação, a maior parte das mulheres tem a temperatura oral entre 36 e 37 graus. A elevação da temperatura pode ser súbita ou gradual por alguns dias.

Em geral, a temperatura basal da mulher, aumenta somente 0,2 a 0,5 graus. Para detectar essa leve alteração, a mulher deve usar um termômetro de temperatura basal, o qual é bastante sensível. (No meu caso, eu usei aquele termômetro normal mesmo, o de mercúrio).

A elevação na temperatura basal, não mostra exatamente quando o ovo foi liberado, porém quase todas as mulheres ovulam dentro de três dias depois que a temperatura basal sobe. A temperatura basal permanece em nível mais elevado até que a menstruação comece.

Fatores que afetam a temperatura basal

A temperatura basal pode ser alterada por alguns fatores. Para o registro da temperatura basal ser útil, a mulher deve certificar-se de fazer a medição toda manhã por volta do mesmo horário. Fatores que podem alterar a temperatura basal, incluem:

* Ingerir bebida alcóolica na noite anterior;
* Fumar cigarros na noite anterior;
* Ter noite de sono ruim;
* Fazer qualquer coisa de manhã antes de medir a temperatura basal, incluindo ir ao banheiro ou falar ao telefone.




5.  Método de Billings ou do Muco Cervical



Para detectar o seu período fértil, neste método, a mulher precisa observar e reconhecer o tipo de secreção presente no colo do útero. A mulher deve ser orientada a respeito das mudanças que o estrogênio provoca no muco cervical na metade do ciclo. O muco cervical aumenta em quantidade, fica filante e transparente no período ovulatório, lembrando o aspecto de clara de ovo. O papel do muco cervical é proteger os espermatozóides do meio ácido vaginal e também capacitar os espermatozóides para poder haver fertilização. Após a ovulação o muco fica branco, opaco e denso o que é o sinal de que a ovulação já terminou. Para examinar a consistência do muco cervical, se distende o muco entre os dedos.
MUCO CERVICAL
Muco cervical ovulatório com aproximadamente 8 cm.


Fontes: Crescer, Boa saúde, Tua saúde



E vocês, me digam.. Que método usaram para engravidar? Comentem!!


VEJA MAIS NO PRÓXIMO POST...

Quais são as melhores posições para namorar e engravidar? Existe algum ritual para depois do namoro?
Bjos e até lá!

Nenhum comentário: